13 de janeiro de 2011

AVALIAÇÃO: CELTA LIFE 1.0 VHC 2007



Quero com este post iniciar uma nova seção neste blog, a de avaliações de carros usados. AS avaliações de usados buscam informar o público auxiliar em comparativos, sanar dúvidas, por ai vai... será sempre no msm estilo informal com base no que sei, ou ainda que o leitor me informe. 

Para estrear nada melhor que o carro do próprio blogueiro. Um Celta Life 1.0 VHC 2007 completo (-dh) com 50mil km rodados.

Estou com o carro há pouco tempo, cerca de 2 meses e alguma coisa... então não posso ainda dar uma opinião com tanta bagagem como posso dar de outros carros que já tive, mas então, vou falar sobre as primeiras impressões.

A primeira vista ele eh um carro muito melhor acabado do que seus concorrentes diretos, porém  com alguma decadência em relação ao Corsa antigo, que serviu como base para sua produção. Tem muitos pontos positivos mas tem seus pontos negativos também.

O modelo avaliado é bem semelhante ao que encontra-se hoje a venda Okm, pouquíssimas mudanças como os 8cv a mais no motor vhc-e do novo, e alguns detalhes que não chamam muito a atenção. Seu desenho é ainda bem atual se comparando com seus concorrentes em especial o Mille (que pra mim não passa de um Uno, um pouco mais pelado que os da decada de 80). Sua reestilização deu à frente do carro um aspecto claramente inspirado no Vectra, o painel melhorou muito em relação ao antigo. O vidro traseiro ao meu ver foi uma regressão em relação ao celta original, mas enfim, de um modo geral seu desenho ficou bem harmonioso, sobretudo o modelo 2portas como o avaliado.

O motor dele eh um 1.0 de 70cv, como todo motor 1.0 ele não foi feito pra pisar fundo, motor 1.0 eh manco por natureza, então minha situação em sair de um carro 2.0 com mais de 150cv para um 1.0 de meros 70cv eh um tanto desanimadora. Estou ainda me reacostumando a andar em carro mil, mas apesar de tudo ele até que é relativamente ágil.

Como citei ele não tem direção hidráulica, o que não chega a ser um problema pois é bem leve, diferentemente de outros modelos como o Palio, Pegeot 206... Mas uma coisa tem me incomodado bastante. O volante dele além de ser horrível,com a parte centra gigantesca, tem um defeito grave, a qualquer manobra rápida, vc acaba metendo a mão na buzina, e isso não é nada bom em tempos onde todo mundo anda estressado no transito.

O ar condicionado é satisfatório para o modelo, não gela tanto e tão rápido como o de uma Blazer que parece quase um freezer, mas também não deixa a desejar. O desempenho do carro não se altera muito, visto que quando o motor é exigido com veemencia dá pra perceber claramente o compressor desligando automaticamente, o complicado eh que ele não desliga imediatamente ao vc pisar fundo, por isso quando vou arrancar com rapidez, eu ligo o turbo, ou seja, desligo o ar.

O consumo é que eu ainda não consegui ter uma base, pq desde que peguei o carro ainda to me adaptando. Então para andar como andava em um 2.0 tenho pisado bastante, o que tem o feito gastar bastante. Ah só tenho abastecido na gasolina até então, pois o álcool em Jlle SC já ultrapassou a barreira dos 2 reais faz algum tempo.

O carro é extremamente leve, sobretudo sua traseira que sai facilmente em estradas de chão. Duas pessoas facilmente levantam a traseira do carro do chão sem a ajuda de um macaco. No entanto essa leveza também contribui bastante com a economia de combustível. Porém se vc não gosta da traseira leve isso pode ser facilmente resolvido com uma pesada caixa de som no porta malas, hehe

O espaço interno eh bom, para 4 pessoas com 1,75 no máximo. Tenho relatos de pessoas com pouco mais que esta altura terem sérios problemas de espaço nos bancos da frente.

Como a maioria dos carros populares existe o exccsso de plástico no interior o que traz um aspecto não muito agradável. Um ponto negativo em relação a um simples Corsa 94 que tem sua porta e forros traseiros em tecido muito agradável ao toque pelo padrão simples do carro.

Por falar em Corsa, faço esta comparação pois tive um por um bom tempo. Posso dizer seguramente que o Celta lembra claramente um Corsa antigo. Posso dizer q ele é um pouco mais esperto que os Corsa 1.0 e.f.i no entanto o Corsa ganha disparado na economia.  

Um ponto que tenho a ressaltar é a confiabilidade do carro. Trata-se de um carro já com 50mil km rodados e quase 4 anos de uso, no entanto posso assegurar que encontra-se em perfeito estado de conservação, seja na parte mecanica, interior, exterior, qualquer coisa.
Falam mal por ai dos pré-históricos"Monzatec", de fato é um motor de concepção antiga, mas extremamente confiável, barato de manter pois não estraga nunca e tem peças de manutenção preventiva extremamente baratas! Digo de boca cheia que esses motores GM dão pau nos famosos AP da VW no que diz respeito a confiabilidade. 

Para concluir posso dizer que o o Celta é um carro muito bom para o dia a dia, tem alguns defeitos sim, mas é melhor do que muitos de seus concorrentes. 

Quaisquer dúvidas comentários concordando ou discordando estão convidados a postar!


Imagens: Arquivo Pessoal


12 comentários:

  1. Show de bola, adorei. Parabéns pelo blog =)

    ResponderExcluir
  2. O meu pelo menos é bem economico, só que não pode pisar fundo se não ele não faz 10 com o litro.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Thaís!

    Valeu pelo comentário Jciel, também ja notei isso rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Celta é meio fraquinho, só mais meu Fox..heheheheh
    parabéns pelo blog... estou aguardando vc falar do Fox!

    ResponderExcluir
  5. celtinha eh meio fraquinho msm... mas se la amigao... fox tbm nao eh nenhuma ferrari neh? hehehe

    1.0 é sempre 1.0
    o único que eu vi andar um pouco mais é o tal do gol 1.0 turbo q tinha um tempo por ai... mas a bomba era tao grande que eh rarissimo ver um rodando hoje em dia ainda, e olha que nem faz tanto tempo assim.

    vamos falar do fox qualquer hora sim... temos q sentar e conversar bem a respeito pra fazer um negocio embasado!

    valeu amigão!

    ResponderExcluir
  6. carreta é dodge que postei ai outro dia, até usei esse titulo hehehe mas o celtinha não eh ruim não =)

    valeu pelo comentario

    ResponderExcluir
  7. Tenho um Celtinha 2009, são só elogios, o carro já tá com mais de 100mil km e só levou pau, e está em perfeitas condições. também só gastei com manutenção de rotina, fora uma porrada que dei num Uno, que desmontou o uno e o celta foi bem pouca coisa.

    ResponderExcluir
  8. Tenhoo um celta 2008/9 com quase 60mil km. Carrim boom... para andar na cidade, nao invente de viajar com ele se você gosta de correr ou tem prssa. Porquê senão ele vai beber mais que um 1.8!

    ResponderExcluir
  9. é verdade itinho é o q tenho percebido... me parece ser mto economico se andar bemmmm tranquilo..pisou um pouco ele bebe mesmo... temos um astra 2.0 e não vejo diferença alguma no consumo qdo piso pra valer... hehe

    ResponderExcluir
  10. Tenho que concordar, o celta bebe mesmo se vc pisar, tenho um original ano 2005. Mas é indiscutível que ele é um carrinho bem esperto, nas saídas dos semáforos, sempre deixo todo mundo pra trás (com excessão dos carrões de verdade).

    ResponderExcluir
  11. REALMENTE É UM ÓTIMO CARRO, TENHO ELE HÁ UNS 5 MESES MAIS OU MENOS E ATÉ ENTÃOL NÃO TIVE PROBLEMA ALGUM... E SÓ PARA COMPLEMENTAR AGORA FIZ UMA MÉDIA... O CARRO FEZ 12KM/LITRO NA CIDADE, CREIO QUE 75% DISSO COM AR LIGADO. ACHO QUE ESTÁ DENTRO DA MÉDIA DOS NACIONAIS DO PORTE DELE, MAS AINDA MUITO BEBERRÃO PERTO DOS ANTIGOS CORSA EFI LÁ DE 94 95 HEHE

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...